Coleção Mário Marroquim

 

A Coleção Marroquim reúne exemplares de material lítico coletadas pelo Professor e Advogado Mário Marroquim, entre os anos de 1926 e 1954.

O Catálogo, organizado por Maria Helena de Amorim Wesley e Fábio Máximo de Carvalho Marroquim contém, além da biografia do colecionador, nota do presidente do IGHAL, Dr. Jayme Lustosa de Altavila, dando conta da doação do acervo ao Instituto pela família do colecionador, após seu falecimento.

A classificação das peças esteve a cargo da Professora Maria Helena de Amorim Wesley, antropóloga e professora da UFAL.

O que chama a atenção na Coleção Marroquim é o fato de haver sido toda colhida em território Alagoano, principalmente nos municípios de Porto Calvo e Rio Largo. Suas peças, provavelmente, pertencem à tradição ARATU.

A extensa biografia de Mário Marroquim não pode ser colocada nesta página, em construção, e deve, caso haja interesse, ser solicitada ao IHGAL.

Mário Marroquim pertenceu ao IHGAL e publicou, entre outras obras: A Limitação Legal da Propriedade Romana, tese com que concorreu à cátedra de Direito Romano da Faculdade de Direito de Alagoas, e A Língua do NordestePernambuco e Alagoas, obra editada pela Cia. Editora Nacional e que integra a famosa Coleção Brasiliana.

Na impossibilidade de colocar as imagens de todo o material que existe no IHGAL, (oitenta e uma peças), registramos apenas as que figuram na capa do Catálogo.

 

Voltar